Descubra agora espécies com tentáculos e que não são um polvo.

 

Quando se fala em animais com tentáculos, normalmente o polvo ou a lula são as primeiras espécies que vêm a mente das pessoas. Mas além destes dois membros da fauna marinha, existem seres que também os apresentam em seus corpos. Você sabe quais são estas espécies com tentáculos?

Água-viva.

Este invertebrado marinho, na imagem acima,  é muito popular devido a sua aparência em forma de sino e também, pelas queimaduras que causa em contato com a pele dos banhistas em regiões de praias litorâneas.

Seus tentáculos, saem do seu corpo gelatinoso e são revestidos por células que picam, imobilizam suas presas e espantam predadores. 


Sabe-se que apesar da água-viva normalmente ser pequena e apresentar até 3 metros de diâmetro, algumas de suas maiores espécies, como a água-viva-cabeluda, pode ter de 1,8 m de largura e os tentáculos podem ter  mais de 15 m de comprimento a 2,3 metros. 

Em alguns casos, os tentáculos chegam a 37 metros (o que corresponde a altura das lavas lançadas pelo vulcão Cumbre Vieja em 2021, nas Ilhas Canárias).

Anêmona: mais uma das espécies com tentáculos.


De tamanhos e formatos variados, as anêmonas são comumente encontradas no fundo do mar ou em áreas rochosas aonde podem ser vistas presas.
Zooplâncton, peixes e pequenos crustáceos fazem parte da sua preferência alimentar.


Para isso, usam seus tentáculos, que são venenosos e ficam anatomicamente no seu "topo". Quando suas presas se aproximam, são paralisadas pela picada do tentáculo que as enredam de modo que não podem escapar já que os mesmos podem se alongar, contrair, torcer e dobrar.


Bagre Ancystrus.


Descoberto em 2019, na região dos rios Amazonas e Orinoco na Floresta Amazônica, este gênero de bagre denominado Ancystrus, se destaca por apresentar tentáculos nos focinhos.


De acordo com a cientista e pesquisadora Dra. Lesley de Souza, do Chicago Field Museum, esses peixes que vivem em rios têm entre 5 e 10 cm de comprimento e os machos têm tentáculos saindo do focinho, que são atrativos para as fêmeas. Então o bagre, também é uma das espécies com tentáculos para surpresa de quem não reparou na sua anatomia.


A cientista pontuou, que os pais do bagre Ancistrus cuidam de seus filhotes, guardando os ninhos de ovos e afastando os predadores. E os tentáculos fazem com que os possíveis pais peixes pareçam saber o que estão fazendo: 


"A ideia é que quando uma fêmea de peixe vê um macho com esses tentáculos, para ela, eles se parecem com ovos. Isso significa que ele é um bom pai, capaz de produzir filhotes e protegê-los", diz de Souza.



Imagem: Jonathan W. Armbruster/Divulgação.
 
 

Leia a seguir:



Postar um comentário

0 Comentários