Você sabe quando se comemora o Dia Mundial do Urbanismo?




 

Comemorado todo ano mundialmente em 08 de novembro, o urbanismo estuda os aspectos a serem trabalhados para que haja harmonia entre o meio ambiente e as áreas urbanas.
Saneamento básico, pavimentação adequada e espaços verdes são três pontos que determinam o bem estar da população de uma cidade.

 

Como surgiu o Dia Mundial do Urbanismo.


A data surgiu por escolha da Organización Internacional Del Día Mundial del Urbanismo no ano de 1949, tendo a frente o professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires, na Argentina.

Atitude cidadã.


Uma forma que o cidadão comum pode contribuir neste sentido, é procurar participar de audiências públicas e encontros de organizações de bairro para apresentar sugestões de problemas e oportunidades que precisam ser trabalhados pela administração municipal local.

Quem não conhece na sua cidade os conselhos ou organizações de bairro, pode se informar na ouvidoria da Prefeitura e se informar a este respeito.

Vereadores.

Imagem: Acervo Remote Bits.


Estabelecer um elo com os vereadores, buscando se inteirar de sua atuação a favor do urbanismo, pode trazer resultados muito positivos para quem se interessa pelo assunto e também para a sua própria cidade.


Muitas vezes os vereadores aguardam que os munícipes lhes indiquem demandas que nem sempre estão ao alcance do seu conhecimento.
O cidadão, por estar mais a par da realidade de um bairro, por exemplo, pode contribuir de forma efetiva indicando ao vereador de sua escolha observações relevantes como:

  • Quais áreas estão ociosas e podem vir a ser um espaço proveitoso para a população? Em que sentido?
  • Há áreas verdes em condições no bairro ou precisam de uma vistoria ou readequação?
  • Em determinada rua, o verde está defasado ou é equilibrado em relação às construções?
  • O que pode ser feito a respeito do asfaltamento e do esgoto em determinado bairro para melhorar a qualidade de vida de todos?


Com as sugestões apresentadas acima, pode-se fazer do próximo Dia Mundial do Urbanismo, uma data para celebrar as melhorias alcançadas pelo protagonismo de especialistas e leigos no assunto.


Você já conferiu?

Exposição Paisagens do Universo pode ser visitada online.




Postar um comentário

0 Comentários