Saiba como ver a primeira Superlua de 2024.



Tem Superlua e eclipse chegando neste dia 17!

É isso mesmo! Entusiastas de astronomia e curiosos, se preparam para conferir a primeira Superlua de 2024, que acontece neste dia 17 de setembro e será visível no Brasil.

E na mesma ocasião, também ocorre um eclipse lunar parcial.

Como ver a primeira Superlua de 2024.

Se as condições de visibilidade do céu, estiverem favoráveis na sua cidade, é possível ver a Superlua e eclipse lunar a olho nu e com equipamentos mais avançados como lunetas, para quem tiver.

O eclipse começa às 23h12 de terça, sendo que 23h44 estará em evidência, findando na quarta-feira (18) às 0h15.

Mesmo assim, vale ressaltar que o evento é bem discreto.

Outra alternativa, para quem estiver em áreas de visibilidade comprometida, é assistir ao vivo através desta transmissão remota.


Mas o que vai dar para ver?

Quem se dispuser a observar, verá a Lua neste tamanho "ampliado", atingindo o seu perigeu, ou seja, o ponto de sua órbita mais próxima do planeta Terra.

Explicando de um jeito simples, é como se fosse possível dar um zoom na lua temporariamente, como fazemos no celular para ampliar algo.

Também será possível, ver um eclipse parcial.

Como muitos sabem, o eclipse lunar é um fenômeno que acontece quando se dá o alinhamento entre a Lua, o Sol e a Terra, estando a Terra entre os dois.

 

Visibilidade em outros países.

Se você é de nacionalidade brasileira e está no exterior, poderá acompanhar também o eclipse lunar por completo ou em partes. Veja os detalhes:

Possibilidade de ver parte do eclipse: África, América do Norte, América do Sul, parte da Ásia, Antártida Atlântico, Europa e também nas áreas dos Oceanos Índico e Pacífico.

Possibilidade de ver o eclipse completo: área ocidental da África, América do Sul em toda sua extensão, algumas áreas da Antártida, regiões leste e sul da América do Norte, área ocidental da Europa.

Leia também a seguir:

➥ Descubra agora 5 fatos interessantes sobre energia eólica.

Postar um comentário

0 Comentários