NASA cria evento social online para celebrar pouso da Perseverance em Marte.

No próximo dia 18 de fevereiro, o veículo robô Perseverance da NASA deve aterrisar em Marte. Lançado em julho de 2020, o robô que é constituído por 2 microfones, 1 broca, 7 instrumentos e 23 câmeras tem a missão de pesquisar e coletar amostras de rocha e solo, que devem ser resgatadas em futuras missões. De acordo com informações divulgadas pela agência espacial, o Perseverance buscará sinais de vida microbiana antiga, caracterizará a geologia e o clima do planeta e abrirá o caminho para a exploração humana além da Lua. Uma curiosidade é o local exato do pouso: a cratera Jezero.

 

NASA/JPL-Caltech*

 

Esta "área" de Marte é definida como uma bacia de 45 km de largura localizada no hemisfério norte. Há cerca de 3,5 bilhões de anos atrás, um rio fluiu em um corpo de água do tamanho do Lago Tahoe, depositando sedimentos em forma de leque, conhecido como delta. A equipe de ciência a frente da missão, acredita que este antigo delta do rio e os depósitos lacustres poderiam ter coletado e preservado moléculas orgânicas e outros sinais potenciais de vida microbiana.

Evento online.

Para marcar a chegada do robô, foi criado um evento social no Facebook para interessados, estudantes e curiosos sobre Astronomia. Será possível fazer perguntas e obter respostas com a equipe da missão e ser notificado sobre imagens, vídeos, ferramentas e notícias. Quem assistir ao desembarque no dia 18 de fevereiro será contemplado com uma insígnia social da NASA. Acesse aqui o link do evento.

Mais interação.

Para escutar um aúdio da Perseverance em ação clique aqui. Note que os sons foram capturados durante um check-out em vôo do sistema de câmera e microfone do Perseverance rover na viagem a Marte em 2020.
Um desenho para colorir a Perseverance também foi disponibilizado pela NASA e pode ser acessado aqui.

* Mars 2020 With Sample Tubes (Artist's Concept) NASA press-kit.



Postar um comentário

0 Comentários